Torne mais fácil: uma revisão narrativa de estudos empíricos de carreira dupla
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.81906Palavras-chave:
Dual career, Elite athletes, Sposts training, Student-athlete, EducationResumo
A dual career é um desafio enfrentado por muitos atletas, que precisam compaginar seu treinamento esportivo com a dedicação necessária ao estudo, ao trabalho ou a ambos. Uma revisão narrativa foi realizada para identificar e analisar barreiras e recursos para a rotina de atletas de elite. Onze bases de dados disponíveis na Plataforma de Periódicos da Capes (Portal Capes) foram pesquisadas por meio das palavras-chave “dual career” e “atletas”, escritas em inglês, espanhol ou português. Foram analisados 22 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e categorias estabelecidos com base nas características de suas amostras. A análise mostrou que a dificuldade dos atletas em organizar uma rotina para atender às exigências da área educacional e esportiva foi a principal questão para a conciliação de suas duas carreiras. Dentre os programas esportivos citados, houve algum sucesso em relação ao gerenciamento do tempo para a prática esportiva; no entanto, faltava uma análise aprofundada do alcance desses serviços e os atletas de elite careciam de uma adesão mais equilibrada à rotina universitária. Ao lado das dimensões objetivas da gestão de dual-career, destacamos a importância de novas linhas de investigação que analisam os projetos de vida de atletas e seus familiares em diferentes culturas e realidades socioeconômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Felipe Rodrigues da Costa, Miquel Torregrossa, António Figueiredo, Antonio Soares

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess