Efeitos do dropjump na potenciação pós-ativação em atletas colombianos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81926Palavras-chave:
aprimoramento pós-ativação, drop jump, aceleração, atletas, atletismoResumo
Resumo. O objetivo desta pesquisa foi estudar os efeitos do Aperfeiçoamento Pós-Ativação (PPA) na aceleração de atletas de sprint colombianos, de forma que diferentes métodos de treinamento sejam propostos, com o objetivo de melhorar o desempenho dos atletas. Participaram nove atletas da equipe de atletismo juvenil da Colômbia (4 homens: idade 16,9 ± 0,3 anos; peso corporal 63,0 ± 6,6 kg; altura 171,5 ± 6,6 cm; e 5 mulheres: idade: 17,1 ± 0,4 anos; peso corporal 63,0 ± 6,7 kg; altura 174,2 ± 8,5 cm). O Protocolo Bosco (Abalakov, Drop Jump e Multi-jumps em 15 s) foi aplicado para determinar o estímulo potenciador e o teste de 30 metros com saída interrompida antes e após o estímulo potenciador. Para avaliar o efeito do estímulo potencializador nos resultados do teste de Abalakov e do teste de aceleração a 30 m, foi realizado o teste t de Student para amostras relacionadas, com significância de p <0,05. A normalidade no comportamento das variáveis foi verificada através do resultado obtido pelo teste Shapiro Wilk, aplicado em amostras com menos de 30 indivíduos. Todos os atletas apresentaram melhora após a aplicação do estímulo intensificador, tanto no teste de Abalakov quanto no teste de aceleração em 30 m; apresentando uma diferença significativa nas médias dos resultados dos velocistas no teste de Abalakov (p = 0,000) e no teste de aceleração de 30m (p = 0,002) antes e depois de um estímulo aprimorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Carlos Alberto Ramos-Parraci, Carlos Andrés Wheeler-Botero, Felipe Augusto Reyes Oyola

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess