Controle das demandas locomotoras externas de jogadoras da elite do futebol brasileiro através do uso do GPS durante competições
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.81943Palavras-chave:
Controle de carga, Futebol feminino, Sistema Global de Navegação por Satélite, GPSResumo
Resumo. O objetivo deste estudo foi determinar o comportamento das demandas de carga externa das jogadoras de futebol da elite do futebol brasileiro por posição e tempo de jogo, a partir dos dados da tecnologia de posicionamento global (GPS), da frequência de aquisição dados em 10Hz Polar Team Pro. Vinte e três jogadoras de uma equipe futebol profissional da elite do futebol feminino brasileiro participaram deste estudo com idade de 27,65 ± 4,66 anos, estatura: 165,35 ± 5,82 cm e peso: 60,91 ± 5,34 kg. Os dados foram coletados durante 2 competições (Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro série A1 de 2019) de forma concomitante. Foram analisadas nove variáveis relacionadas com a demanda locomotora externa executadas pelas as jogadoras nas partidas disputadas. Os procedimentos estatísticos utilizados foram a ANOVA de duas vias com post hoc de Bonferroni para o ajustamento de dados, o tamanho do efeito de Cohen (d), tendo valor de p < .05 foi adotado para demostrar a significância estatística. As diferenças significativas nas variáveis distância total, distância caminhando, distância em trote, distância correndo, distância em sprint, zona de aceleração 1, zona de aceleração. 2, zona de desaceleração 1 e zona de desaceleração 2 foram analisadas e os resultados encontrados apresentaram um decréscimo sobre a demanda locomotora externa das cargas durante as partidas dessas atletas. Esses resultados devem ser usados para melhorar o controle de carga e adaptar as práticas de treinamento em equipes de futebol feminino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Vitor Ayres Principe, Ignácio Antônio Seixas-da-Silva, Rodrigo Gomes de Souza Vale, Rodolfo de Alkmim Moreira Nunes

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess