Hip and thigh muscular activity in professional soccer players during an isometric squat with and without controlled hip contraction (Actividad muscular de cadera y muslo en jugadores de fútbol profesionales durante una sentadilla isométrica con y sin co
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.82024Palavras-chave:
Exercício isométrico; agachamento; quadril; joelho; eletromiografia; jogador de futebolResumo
Resumo. O objetivo da presente investigação foi duplo: 1) Comparar a atividade muscular do quadril e da coxa de jogadores profissionais de futebol ao realizar o agachamento isométrico com e sem contração controlada do quadril; 2) Determinar as relações musculares que ocorrem durante estes métodos de execução do exercício. Métodos: 11 jogadores de futebol profissional do sexo masculino, saudáveis, realizaram aleatoriamente três modalidades de agachamento isométrico a 60 ° de flexão do joelho: agachamento convencional (SQ), agachamento com contração de abdução do quadril (SQ-ABD) e agachamento com contração de adução do quadril (SQ-ADD) , controlado a 70% de 1 repetição máxima. A atividade do glúteo médio (GM), tensor da fáscia lata (TFL), vasto medial (VM), vasto lateral (VL), semitendíneo (ST) e bíceps femoral (BF) foi obtida por meio de eletromiografia de superfície. Foram analisadas as relações quadril (GM / TFL), quadríceps (VM / VL) isquiotibiais (ST / BF) e isquiotibiais / quadríceps (H / Q). Resultados: GM aumenta em SQ-ABD e SQ-ADD em comparação com SQ (p <0,01). Os músculos TFL, VL, SM e BF têm atividade significativamente maior no SQ-ADD em comparação ao SQ (p <0,05). Os músculos VL, VM e BF aumentam significativamente sua atividade no SQ-ADD em comparação ao SQ-ABD (p <0,05). GM / TFL, VM / VL e ST / BF não mostraram diferenças significativas entre os três métodos de agachamento isométrico. A razão H / Q foi maior em SQ-ABD e SQ-ADD em comparação com SQ (p <0,01). Conclusão: O agachamento com contração em adução do quadril de forma controlada aumenta a atividade muscular do quadril e da coxa. A realização dessa manobra combinada pode ter benefícios no treinamento e na reabilitação esportiva, pois aumenta a razão H / Q dos jogadores de futebol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Gabriel Rojas-Quinchavil, Pablo Venegas-Jeldrez, Oscar Valencia, Rodrigo Guzmán-Venegas, Oscar Florencio Araneda, Francisco José Berral de la Rosa, Andres Felipe Flores-Leon

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess