Percepções de alunos de Educação Física sobre o desempenho do professor
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82160Palavras-chave:
percepção, educação física, ensino universitárioResumo
Introdução: Pesquisar a percepção dos alunos sobre o desempenho do corpo docente é fundamental para se ter consciência de como o corpo discente está se desenvolvendo no ensino superior e, principalmente, saber quem ou quais são os fatores que influenciam na formação acadêmica. O objetivo deste estudo foi: comparar a percepção que os alunos de educação física têm sobre os professores de duas universidades no Chile. Método: a pesquisa é quantitativa, não transversal, experimental. A amostra foi composta por 300 alunos do primeiro ao quarto ano do Curso de Bacharelado em Pedagogia em Educação Física. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas por ano letivo e entre as universidades onde o estudo foi realizado, mostrando que é necessário aprofundar a compreensão desses resultados para melhorar as experiências dos processos de aprendizagem dos alunos. Conclusões: Pesquisas futuras com outras variáveis são necessárias, como estilos de aprendizagem, estilos de ensino, motivação, entre outras. Também é relevante realizar este tipo de pesquisa longitudinalmente para compreender de alguma forma as percepções positivas e negativas e como isso poderia ser melhorado para favorecer o clima de sala de aula no nível universitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Valentina Bahamondes Acevedo, Elizabeth Flores Ferro, Fernando Maureira Cid, Rodrigo Vargas Vitoria, Omar Gavotto Nogales, Carlos Véliz Véliz, Cristian Aravena Garrido

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess