Repercussões defensivas do ataque sem goleiro no handebol feminino de elite europeu
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i40.82232Palavras-chave:
Meta vazia. Relação numérica. Análise notacional. Metodologia observacional. Desempenho esportivoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a eficácia das sequências de ataque utilizando a troca de goleiro - jogadora de linha e suas consequências na próxima fase defensiva no handebol feminino de elite. A metodologia de observação foi usada. Foi utilizado um desenho observacional pontual, nomotético e multidimensional. A amostra foi composta por 571 sequências de ataque de 50 jogos pertencentes à EHF Champions League 2018-2019 para o handebol feminino. Foi desenvolvido um instrumento de observação ad hoc que apresenta a combinação de formato de campo e sistemas de categorias. A qualidade dos dados foi testada por concordância inter e intraobservador. Os resultados destacam que o principal motivo do uso da regra que possibilita a troca goleiro-jogador foi manter a igualdade numérica após ter sofrido uma sanção disciplinar, e em menor medida gerar superioridade numérica 7x6. A eficácia teve os maiores valores quando usada para gerar superioridade numérica. As situações de igualdade numérica 6x6 renderam piores valores tanto na eficiência de lançamento quanto nas perdas de bola. Conclui-se que as equipes que atacam com um gol vazio assumem um risco significativo de receber um gol rapidamente se o ataque não terminar em gol, já que as consequências defensivas imediatas estão diretamente relacionadas à eficácia na fase de ataque.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Camila Bonjour, Diego Andres Tortajada, Gonzalo Dol, Andres Gonzalez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess