Efeito do programa de exercícios com figuras M3 na coordenação
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82319Palavras-chave:
habilidades coordenativas, treinamento coordenativo, experimento, teste KTK, futebolResumo
O objetivo do estudo foi analisar o efeito da intervenção do programa de exercícios de coordenação de equilíbrio, reação e diferenciação para o futebol, com as figuras M3, no desenvolvimento da coordenação motora. Um desenho experimental foi realizado com pré-teste, pós-teste e grupo controle. Participaram 25 crianças da escola de futebol Coofisam em Tarqui, Colômbia. O grupo experimental foi composto por 13 crianças (idade 12,57 anos ± 0,72, altura 1,50 m ± 0,06, massa corporal 44,30 kg ± 9,65, IMC 20,32 ± 3,64) e o grupo controle foi composto por 12 crianças (idade 12,58 anos ± 0,63, altura 1,48 m ± 0,08 , massa corporal 45,85 kg ± 10,92, IMC 20,44 ± 280). O programa de exercícios com as figuras do M3 para futebol foi de oito semanas, 267 exercícios, três sessões semanais e intensidade vigorosa. A coordenação motora foi medida com o KörperkoordinationsTest für Kinder. ANOVA fatorial de design misto foi aplicado. Os resultados indicam uma interação significativa do tipo de fatores de intervenção por grupo (p <0,05). Nenhum efeito principal significativo do fator de grupo foi encontrado (p> 0,05) e um efeito principal significativo do tipo de fator de intervenção (p <0,05) foi encontrado. O efeito do programa de exercícios futebol, com as figuras M3, foi positivo no desenvolvimento da coordenação motora em jogadores de futebol da escola, o que sugere que a prática de exercícios visa melhorar as habilidades de coordenação do equilíbrio , reação e diferenciação produz melhorias na coordenação motora.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Oscar Alfredo Montenegro Arjona, Milton Mauricio Morales Vargas, Jorge Mario Parra Buendía

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess