Eficácia nas posições 1 e 2 na desigualdade numérica temporária simples no 15º Campeonato Mundial de pólo aquático
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82416Palavras-chave:
Water polo; tiro; ações positivas; posição específica; lateralmenteResumo
O objetivo deste estudo foi duplo: saber se os jogadores canhotos são mais eficazes nas categorias de gols e obtendo ações positivas, na posição 1 e 2, do que os destros na mesma posição na desigualdade numérica. Para verificar se os chutes em 1 e 2 posições, são menos eficazes que o resto das posições nas categorias de golos. Foi utilizado um desenho observacional nomotético, multidimensional e pontual. A amostra foram os 389 tiros e as 182 ações positivas de 24 jogos (12 masculinos e 12 femininos) no 15º Campeonato Mundial FINA realizado em Barcelona. Para o registro dos dados foi utilizado um instrumento ad hoc de observação por meio do Sport Code Versão Pro V9. O teste descritivo e qui-quadrado foi aplicado para estudar a relação entre as variáveis. Os jogadores canhotos são mais eficazes do que os destros se estiverem relacionados às categorias de objetivo e ação positiva na posição 1. Os chutes da posição 1 são os segundos menos eficazes, enquanto a posição 2 é o quinto mais eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Yurema Sabio Lago, Francisco M. Argudo-Iturriaga, Myriam Guerra-Balic, Josep Cabedo-Sanromà

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess