Uso da aprendizagem cooperativa na educação física e sua relação com a responsabilidade individual em alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.82607Palavras-chave:
Aprendizagem cooperativa, educação física, responsabilidade individual, competições, ensino médioResumo
O objetivo deste artigo é comparar o uso da aprendizagem cooperativa na aula de educação física do ensino médio de dois centros de ensino e verificar sua relação com a responsabilidade individual. O estudo foi quase experimental, com apenas pós-teste. Após a confirmação das características psicométricas do Cooperative Learning Questionnaire, foram feitas comparações das pontuações obtidas nas escalas do questionário entre o grupo experimental e o grupo controle. A hipótese levantada era que os participantes do grupo experimental obteriam escores mais elevados do que os do grupo controle no fator Responsabilidade Individual. Os participantes do grupo experimental foram 104 alunos, que participaram de uma unidade didática cooperativa e, em seguida, preencheram o questionário. Os participantes do grupo controle foram 154 alunos, que não participaram de uma unidade didática cooperativa, mas responderam ao questionário. Para a validação das escalas do questionário, foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) com o software Amos 22 para verificar se os 5 fatores originalmente propostos foram mantidos. Constatou-se como resultado que os escores médios do questionário sempre foram maiores no grupo experimental. Conforme esperado, a única diferença estatisticamente significativa foi encontrada no fator Responsabilidade Individual. O que leva à conclusão de que as aulas cooperativas melhoraram notavelmente uma competência necessária para um melhor aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Rudy Gilberto López Guillén, Josué Taveras Sandoval

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess