Sedentarismo, atividade física e saúde: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.82644Palavras-chave:
estilo de vida sedentário, vida saudável, doenças não contagiosas, exercícios, bem-estarResumo
O objetivo desta revisão narrativa é fornecer uma base científica sólida, em espanhol, para apoiar a promoção da atividade física como um componente indispensável para uma vida saudável. A revisão é baseada em dois volumes especiais publicados recentemente no Lancet and Medicine and Science in Sports and Exercise, bem como em uma coleção de manuscritos originais de outras fontes. São discutidos os conceitos de estilo de vida sedentário, tempo sentado e tempo de tela e suas consequências na saúde, além de comentar sobre as consequências econômicas pessoais e sociais da prática insuficiente de atividade física. São discutidas algumas estratégias recentes para ajudar as pessoas a se tornarem mais ativas fisicamente. As informações mais recentes sobre a interação entre atividade física regular e saúde são resumidas, sob a ótica da função cognitiva, câncer, excesso de peso, mortalidade, doenças cardiovasculares, gravidez, doenças em idosos, hipertensão e osteoartrite. É reafirmada a diretriz geral de realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana de intensidade moderada a vigorosa, para uma vida saudável em adultos e idosos; onde as evidências permitem, recomendações específicas são apresentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Julián Camilo Garzón Mosquera, Luis Fernando Aragón Vargas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess