Análise do perfil demográfico e do consumo turístico em eventos esportivos na cidade de Quito. Estudo de caso: Roger Federer
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82749Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, estratégias de desenvolvimento, turismo, indústria do turismo, eventos esportivosResumo
Resumo. O desenvolvimento do turismo nas cidades levanta dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é seu objetivo que o turismo tenha impacto no desenvolvimento local e, em segundo lugar, que a oferta turística seja diversificada e complementada. Neste momento, a cidade de Quito optou por apoiar um evento esportivo de grande porte para o mês de novembro de 2019. Desta proposta surgiu a necessidade de mensurar o impacto do evento esportivo na cidade e ao mesmo tempo identificar a real demanda de turistas nacionais e internacionais. Para isso, foi aplicado um questionário com 23 itens que foram agrupados em 2 grupos de fatores: a determinação do perfil do consumidor e o consumo turístico realizado. Posteriormente, foram obtidos junto ao Turismo de Quito dados sobre o valor médio do evento, com o qual foi estruturado um banco de dados para uma interpretação abrangente. Os resultados obtidos fortalecem a estratégia de Quito em receber diversos eventos importantes, em diversos aspectos, além do esporte. O impacto económico nos negócios locais foi significativo e registou-se um impacto significativo no posicionamento da cidade como destino turístico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Enrique Cabanilla, Xavier Lastra - Bravo, Juan Pazmiño, Mónica Burbano

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess