(Re) pensando sobre competência motora
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82959Palavras-chave:
Competência motora; Comportamento motor; Educação Física Escolar, Ação Motora, Significado PraxicoResumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar a competência motora como um construto teórico, levando em consideração o conhecimento científico de uma perspectiva praxiológica. Para isso, tentaremos determinar quais seriam as dimensões que o compõem e suas características. Considerando que nosso estudo pretende vincular a Educação Física Escolar, o comportamento motor tem sido tomado como referência, entendido como a organização significativa do comportamento motor. Foi utilizada uma estratégia de pesquisa qualitativa, que combinou as técnicas de análise documental com um grupo de especialistas. Para isso, foi feita uma análise de aproximação semântica do termo e seus antecedentes, utilizando uma metodologia de pesquisa documental e análise de conteúdo. Conclui-se que as dimensões que permitem caracterizar a competência motora como competência específica são: biológica, cognitiva, afetiva, interativa e execução motora ou práxica. Nessa perspectiva, a competência motora se manifesta por meio do comportamento motor em situações motoras de Educação Física Escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Antonio Gómez Rijo, Jorge Miguel Fernández Cabrera, José Hernández Moreno, Germán Sosa Álvarez, Juan José Pacheco Lara

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess