Escala da FDA para a medição dos fatores de desenvolvimento do adolescente e sua previsão de bem-estar psicológico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.83168Palavras-chave:
desenvolvimento positivo do adolescente, fatores promotores do desenvolvimento, bem-estar psicológico, estudos de validação, adolescentesResumo
A abordagem de desenvolvimento positivo do adolescente é centrada no estudo de recursos internos e externos, ativos e fatores que promovem a saúde mental, o funcionamento psicossocial adequado, o florescimento e uma transição bem-sucedida para a vida adulta. A escala analisada neste trabalho baseia-se neste construto e busca propor uma medida alternativa para os fatores que promovem o desenvolvimento desse estágio evolutivo. O objetivo da pesquisa foi avaliar as propriedades psicométricas do instrumento proposto para esse fim por García-Álvarez e Soler, inspecionando aspectos como validade fatorial, convergente e discriminante, mas também atributos como invariância de medida e consistência interna. Da mesma forma, o objetivo era determinar o papel preditivo dos ativos de desenvolvimento do adolescente no bem-estar psicológico. Para tanto, 257 adolescentes de Montevidéu, Uruguai, com idades entre 12 e 19 anos, participaram de um estudo instrumental, transversal, correlacional e não experimental. Os resultados indicam que a proposta original dos autores apresenta falhas de validade fatorial, convergente e discriminante, razão pela qual foi proposta uma escala alternativa composta por 12 itens, obtida pela eliminação dos itens problemáticos do questionário inicial. Os fatores decorrentes desse instrumento foram agrupados em autoestima, autoeficácia, autocontrole relacional, otimismo, percepção de riscos e bem-estar. A versão abreviada relatou propriedades psicométricas adequadas em todos os níveis avaliados, inclusive em relação à invariância fatorial. Os resultados também explicam o efeito preditivo desses fatores sobre o bem-estar psicológico e suas dimensões: controle, aceitação, vínculos e projetos. Conclui-se que a opção reduzida da escala de fatores de desenvolvimento do adolescente é uma alternativa válida e confiável que pode ser utilizada como instrumento de medida dessa variável no início da adolescência, tanto no campo das intervenções psicológicas quanto na pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Juan Diego Hernández Lalinde, Diego García Álvarez, María José Soler

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess