Do palco à sala de aula: os artistas e a incorporação da dança espanhola e do flamenco na educação geral
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i40.83262Palavras-chave:
Pedagogia; Arte; Currículo; Professor; Identidade profissionalResumo
Os problemas sociais do século XXI, caracterizados pela incerteza e mudanças aceleradas, obrigam a escola a se reconfigurar. As artes apresentam-se como uma oportunidade de formar cidadãos capazes de enfrentar estes desafios, oferecendo competências ao nível da criatividade, identidade e sentido de comunidade, intimamente ligadas às artes indígenas. No entanto, as vantagens derivadas do aprendizado da dança espanhola e da dança flamenca parecem estar sendo perdidas pela educação geral na Espanha. Este trabalho tem como objetivo investigar o papel desempenhado pelos profissionais do mundo da dança indígena na escolaridade obrigatória na Espanha, explorando as configurações perceptuais e autoperceptuais dos artistas frente à sua incorporação na escola. Realizou-se um estudo descritivo não probabilístico, a partir de questionários semiestruturados que coletam a experiência em primeira pessoa e a visão de artistas renomados no campo do objeto. Os resultados afectam a orientação geral da concepção e implementação dos estudos de dança na escola, os seus benefícios para fazer face aos desafios sociais actuais, as fases pedagógicas adequadas ao projecto, a afinidade com outros professores e disciplinas, as infra-estruturas e a avaliação de a qualificação de professores que ensinam dança na educação geral, proporcionando uma abordagem sobre o papel presente e futuro desses artistas na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Patricia Bonnin-Arias, Estela Alarcón Rodríguez, Ana Colomer Sánchez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess