Influência do perfil dos jovens nos valores corporais
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.83312Palavras-chave:
Variáveis de perfil, sexo, tipo de escola secundária, natureza, propriedade, provínciaResumo
Este artigo analisa os valores do corpo de 536 alunos do 1.º Bacharelado em Castela e Leão no ano letivo 2017/18 segundo as suas variáveis de perfil: sexo, tipo de ensino médio, natureza, propriedade e província de pertencimento ao centro de estudos. O objetivo é descrever as tendências gerais associadas a essas variáveis de perfil. O instrumento de medida é o teste desenvolvido por Casares e Collados (1998) que classifica os valores corporais em 10 a partir de 250 itens agrupados em blocos de 25. O tratamento dos dados é realizado por meio da análise de valores médios. Os resultados obtidos são apresentados na forma de tabelas de pontuação, gráficos e representações hierárquicas. Estatísticas descritivas e estatísticas inferenciais são calculadas. Observam-se diferenças estatisticamente significativas associadas à variável do perfil sexo e, secundariamente, província de pertencimento ao centro de estudo. Da mesma forma, o valor prazer destaca-se como o mais agradável em todas as classificações e o valor religioso o menos, exceto pelo que aconteceu em Soria onde até se torna positivo. Tudo isto descreve a realidade em que os alunos do 1.º bacharelado concebem o seu corpo e lhe atribuem o seu valor, o que abre novos flancos críticos na educação através dos valores do corpo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Lorena Velasco-Santos, José Luis Pastor Pradillo, David Blanco-Alcántara, Alfredo Jiménez Eguizábal

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess