Um estudo sobre a participação na Educação Física de um aluno com deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.83500Palavras-chave:
inclusão, estudo de caso, diversidade, educação físicaResumo
Um estudo de caso é apresentado em um aluno da terceira série com deficiência física na Espanha. O objetivo foi avaliar a participação de Alba nas sessões de Educação Física e implementar estratégias que favoreçam sua inserção na disciplina por meio da adaptação de tarefas. Para tanto, foram realizadas quatro fases durante a pesquisa: Fase I, correspondente a uma observação não participante de quatro sessões não consecutivas de aulas de Educação Física; a fase II, que corresponde à realização de entrevistas semiestruturadas com os agentes envolvidos na formação do aluno e com o próprio aluno; fase III, que corresponde à análise documental de uma Unidade Didática do professor utilizando o modelo TREE, para detectar possíveis barreiras à participação dos alunos; e, por fim, a fase IV, correspondente a uma proposta de adequação das atribuições da Unidade Didática avaliada. Os resultados mostram pouca participação do aluno na Educação Física, visto que sua interação com a turma se limita a assumir papéis passivos ou realizar atividades individualizadas em muitas ocasiões. Da mesma forma, há um claro desconhecimento da trajetória escolar do aluno por parte dos agentes envolvidos, bem como a falta de comunicação entre eles e sua família. Com base nesses resultados, uma série de adaptações têm sido propostas para aumentar sua participação nas sessões de Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alicia Valle Ramírez, Nieves María Sáez-Gallego, Jorge Abellán

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess