A promoção e o ensino de habilidades de pensamento profundas e visíveis em sessões de Educação Física no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84139Palavras-chave:
pensamento, educação física, ensino fundamental, pensamento visívelResumo
O século 21 exige que os alunos desenvolvam competências relacionadas ao pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, etc. Por isso, ensinar a pensar com eficácia deve ser a espinha dorsal da ação educacional para garantir que os alunos desenvolvam um aprendizado profundo. Várias ferramentas metodológicas podem ser usadas para atingir esse fim, incluindo a abordagem do pensamento visível. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção de professores sobre a promoção e o ensino do pensamento na Educação Física (EF, a seguir) do Ensino Fundamental. Seguiu-se um delineamento qualitativo fenomenológico por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com professores de EF vinculados ao ensino fundamental. Os principais resultados refletem que os professores consideram necessário aprimorar o pensamento dos alunos na EF, embora às vezes não seja dada muita importância devido ao patrimônio negativo da área, à falta de formação docente e à insegurança dos professores. Da mesma forma, predomina a ignorância do pensamento visível, o que pode se tornar uma estrutura global a partir da qual se estabelece uma cultura de pensamento nas sessões de EF, enquanto ensina os alunos a pensar com eficácia. Por este motivo, o artigo termina com várias recomendações para introduzir os enfoques indicados nas sessões de EF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Manuel Cañas Encinas, Ruth Pinedo González, Noelia García Martín

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess