Análise do nível de estresse e recuperação de treinadores de futebol em formação. Estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84146Palavras-chave:
RESTQ-Coach, categoria juvenil, futebol, técnicos de elite, estressoresResumo
Este estudo teve como objetivo monitorar e comparar os níveis de estresse e recuperação em treinadores de futebol de times juvenis em diferentes momentos de uma temporada esportiva. Foi realizado um estudo descritivo com características longitudinais. Foram avaliados 26 treinadores (37,60 ± 7,37 anos) com tempo de experiência (7,20 ± 5,37 anos) nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 das principais seleções brasileiras de futebol. Os treinadores preencheram o questionário de dados demográficos e o RESTQ-Coach em três períodos da temporada esportiva: férias, treinamento e competição. Os níveis de estresse foram maiores nos períodos de competição, bem como nos momentos de treinamento, em relação ao período de férias. Os níveis de recuperação mostraram queda no período de competição em relação ao período de férias. Os valores de estresse não foram superiores aos valores de recuperação dos treinadores avaliados em diferentes momentos da temporada esportiva. Os níveis de estresse e recuperação oscilam durante uma temporada de esportes. No entanto, os níveis de recuperação permaneceram mais elevados do que o estresse. Parece que os treinadores de futebol de elite estão adaptados e suportam as pressões de trabalho a que são submetidos no contexto esportivo ao longo de uma temporada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Felipe Gustavo dos Santos, Marco Túlio de Mello, Guilherme de Sousa Pinheiro, Lenamar Fiorese, Varley Teoldo da Costa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess