Análise dos guias didáticos de equipamentos e instalações esportivas ministrados no ensino superior espanhol
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.85503Palavras-chave:
gestão desportiva, instalações desportivas, universidade espanhola, guia pedagógico, ECTSResumo
O atual curso oficial de Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Esporte (TU CAFIDE), passou por inúmeras mudanças nas últimas décadas. Para além da disciplina de equipamentos e instalações desportivas, um assunto relevante na medida em que pode proporcionar conhecimentos para a optimização destes recursos. Foram analisados 28 guias pedagógicos a nível nacional (14 públicos e 14 privados) para saber se os conteúdos, metodologias e processos de avaliação podem fornecer orientações suficientes na aquisição das competências dos alunos para o que as organizações do setor exigem. É uma disciplina considerada obrigatória em 75% das universidades, destacando-se a carga de 6 créditos ECTS (82,1%) e onde apenas um professor (75%) surge como docente. O maior peso na qualificação é a prova de exame entre 50-70%, seguida da prova de trabalho (30-50%) e para 28,6% das universidades 10% é valorizado na assiduidade. Os resultados determinam que existem diferenças na estrutura, metodologia e conteúdos ministrados na disciplina, consoante o tipo de universidade (pública / privada) e a sua natureza (obrigatória / opcional), embora estas não sejam significativas, exceto na disciplina de que é ministrado de acordo com seu caráter (p = 0,009), maior peso do exame quando é obrigatório (p = 0,017) e diferenças em alguns conteúdos ministrados de acordo com sua titularidade (p = 0,020) e caráter (p = 0,043 ) Esta formação deve ser analisada e orientada de acordo com a resolução da Secretaria-Geral das Universidades sobre o estabelecimento das recomendações a serem seguidas nos relatórios de verificação do título deste curso, além de responder ao mercado de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ana María Gallardo Guerrero, María José Maciá Andreu, María Marín Farrona, Arabela Fernández Rabener, Marta García Tascón

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess