Modelo preditivo de comportamentos de equilíbrio de energia corporal BEC
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.85788Palavras-chave:
balanço energético corporal; fatores psicológicos de proteção; fatores contextuais de proteção; atividade física; alimentação saudável; qualidade do sono; modelo de equação estruturalResumo
Faltam evidências sobre a sinergia entre fatores psicológicos e contextuais subjacentes à prática simultânea de comportamentos de equilíbrio de energia corporal [BEC] (atividade física [FA], alimentação saudável [SA] e sono de qualidade [SC]). Portanto, buscamos identificar se otimismo disposicional [OD], flexibilidade na regulação emocional [ER], crenças compensatórias em saúde [CCS] e fatores sócio-culturais ambientais, predizem os domínios comportamentais indicados em adultos, através de um Modelo de Equações Estruturais [MEE ] Para isso, foi disponibilizada uma pesquisa transversal explicativa com uma amostra de 300 participantes, que preencheram uma cartilha composta por instrumentos psicométricos validados (um para cada variável investigada). Os resultados estabeleceram que a tendência para realizar os comportamentos BEC é predita pelos fatores contextuais referidos e pelas variáveis psicológicas avaliadas (R = 0,54, valor de p <0,05). É validado um modelo hipotético que incorpora o agregado comportamental do sono na equação BEC, passível de modificação e inclusão de novas variáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Andrés Gómez-Acosta, Constanza Londoño

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess