Competências digitais; Estudantes universitários; Ensino superior; TIC.
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.85852Palavras-chave:
Competências digitais; Estudantes universitários; Ensino superior; TIC.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as competências digitais em alunos do Bacharelado em Educação Física. Para isso, foi aplicado o questionário de Competência Digital de Estudantes do Ensino Superior (CDAES) elaborado por Gutierrez, Cabero e Estrada (2017), composto por 44 itens e 6 variáveis. A metodologia usada é quantitativa, não experimental e descritiva no escopo. Para o estudo foi utilizado o software SPSS, a análise estatística foi realizada com técnicas de estatística descritiva e as variáveis analisadas foram: alfabetização tecnológica; busca e tratamento da informação; pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisão; comunicação e colaboração; competência digital e criatividade e inovação. Os principais achados refletem que as dimensões I, III, IV, V e VI apresentam escores aceitáveis em relação à média aritmética, enquanto a dimensão II apresenta escores baixos. Conclui-se que tanto os docentes como os alunos das diferentes instituições de ensino superior devem adquirir um conhecimento mais aprofundado e uma adaptação mais constante e eficiente no domínio da tecnologia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Jayson Bernate, Mithon Betancourt, Ingrid Fonseca, Alexander Guataquira, Alieth Perilla

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess