O desenvolvimento da natação no Brasil e seus fatores estruturais intervenientes
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.85978Palavras-chave:
Esporte, Educação Física, Desenvolvimento esportivo de elite, Sociologia do esporte, Fatores intervenientes esportivosResumo
Este estudo teve como objetivo identificar como se estabelecem as relações na gestão e desenvolvimento da natação em uma entidade esportiva brasileira, e hipotetizou a existência de uma dinâmica estrutural sustentada por mecanismos ocultos de dominação. A amostra do estudo foi uma importante entidade esportiva brasileira na natação, escolhida a partir da análise da classificação nacional de natação no período 2013-2018. Tratou-se de um estudo de caso qualitativo e para análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O estudo teve as seguintes categorias analíticas: relação estruturada entre performance e esportes participativos; influência do treinador no desenvolvimento do atleta; ajuda financeira; instalações esportivas com boas condições de treinamento; clube de planejamento estratégico; organização de um quadro de políticas públicas para o esporte; estrutura política e esportiva; identificação de talentos esportivos. Notadamente, a natação no Brasil, caracterizada como uma prática desenvolvida predominantemente em clubes associativos, tem uma relativa distinção social no âmbito esportivo brasileiro, manifestada de forma centralizada pelas entidades que entendem a dinâmica dos mecanismos ocultos de dominação, além da articulação. com os demais fatores intervenientes no esporte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Mayara Torres Ordonhes, Camile Luciane da Silva, Vinicius Machado de Oliveira, Juliano de Souza, Fernando Renato Cavichiolli

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess