Composição corporal e somatotipo em basquetebolistas universitários colombianos por posição de jogo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.85979Palavras-chave:
Antropometria, basquetebol, percentual de gordura, massa muscular, somatotipoResumo
O objetivo do estudo foi caracterizar a composição corporal e o somatotipo em jogadores de basquete de nível universitário na Colômbia de acordo com a posição de jogo. A amostra foi constituída por 131 jogadores (idade: 21,5 ± 2,7 anos) das equipas participantes nos jogos universitários nacionais. Foram realizadas 22 medidas antropométricas (quatro dobras básicas, oito dobras cutâneas, três diâmetros e sete perímetros); A composição corporal e o somatotipo foram determinados de acordo com as posições de jogo e região geográfica do país. Análise estatística descritiva e comparações com o teste ANOVA one-way de Bonferroni ou Games-Howell Pos Hoc foram realizadas dependendo da distribuição dos dados. Constatou-se que, em termos de características antropométricas e de composição corporal como: peso, altura, envergadura, massa muscular e massa óssea, a população estudada encontra-se abaixo dos padrões do basquetebol de acordo com a posição de jogo, em comparação com estudos em nível nacional. mundo. O somatotipo foi classificado como mesomorfo balanceado. Os proprietários apresentaram os melhores valores para composição corporal. Em uma análise secundária por região do país, foram observadas diferenças apenas no componente de gordura entre duas regiões. Tabelas de distribuição de percentis por posição de jogo são apresentadas como referência para o basquete universitário colombiano.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Luisa Fernanda Corredor Serrano, Diego Camilo García Chavez, Santiago Adolfo Arboleda-Franco

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess