Motivação de jogadores universitários de futebol: comparação entre homens e mulheres dos times universitários de futebol da região de Valparaíso (Chile)
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86061Palavras-chave:
motivação, motivação no esporte, Escala de Motivação Esportiva (DME), estudantes universitários, esporteResumo
A existência de motivação no esporte gerou a criação de diferentes instrumentos de medição para ver o impacto que tem na prática de diversos esportes. Neste estudo, foi utilizada a versão chilena da Escala de Motivação Esportiva (EMD-2ch), em participantes de cinco times universitários de futebol feminino e masculino da região de Valparaíso (n = 171) com o objetivo de analisar a percepção dos atletas sobre motivação esportiva de acordo com o sexo. Os participantes foram selecionados por amostragem não probabilística e intencional, entre atletas universitários pertencentes às seleções de futebol masculino e feminino que participam do Campeonato da Federação Universitária Nacional de Zona Esportiva do Litoral. Os resultados obtidos mostram que existem diferenças estatisticamente significantes entre homens e mulheres em duas das seis dimensões que compõem a escala, visto que as mulheres tendem a se sentir melhor consigo mesmas ao praticarem seu esporte ao comparar os escores com seus pares masculinos. . A importância deste estudo centra-se no sucesso da aplicação do instrumento e no futuro trabalho a nível psicológico em equipas desportivas universitárias chilenas, onde a motivação é um elemento central, presente na prática do seu desporto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Daniel Michel Duclos Bastías, David Parra-Camacho, Ayleen Sepúlveda-Flores, Evelyn Orrego-Belmar, Alex Moreno-Morales

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess