Percepção de professores de Educação Física sobre a Aprendizagem Cooperativa e sua relação com a Inteligência Emocional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.86198Palavras-chave:
Percepção do professor, Educação Física, Aprendizagem Cooperativa, Inteligência EmocionalResumo
O presente trabalho trata de um dos aspectos mais estudados na Educação Física, como o modelo pedagógico da Aprendizagem Cooperativa e suas repercussões nos alunos em idade escolar. O objetivo principal desta pesquisa foi conhecer a percepção de professores da área de Educação Física do Ensino Fundamental sobre a utilização da Aprendizagem Cooperativa e sua relação com a Inteligência Emocional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, por meio da opinião de um total de seis professores de Educação Física pertencentes ao estágio educacional do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos confirmam que os professores apresentam uma atitude positiva e têm boas percepções em relação a este modelo pedagógico. No entanto, todos concordam com o argumento de que é preciso muito esforço e trabalho, além de monitoramento constante para obter benefícios e resultados significativos. Da mesma forma, afirmam que esse modelo está intimamente relacionado à Inteligência Emocional, considerando-o um aspecto que o enriquece ainda mais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Adela Sánchez Molina, Irene González Martí, Andrea Hernández Martínez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess