Conhecimentos teóricos e práticos de professores sobre reanimação cardiopulmonar e uso do desfibrilador externo automático após processo de vídeo-treinamento
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86373Palavras-chave:
Professores, suporte básico de vida, reanimação cardiopulmonar somente com as mãos, desfibrilador externo automático, vídeo-treinamentoResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) somente mãos e uso do Desfibrilador Externo Automático (AED) de professores galegos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio após um processo de vídeo-treinamento, comparando o grau de esquecimento que ocorre após uma semana (G1), um mês (G2) e dois meses (G3). Participaram 126 professores com idades entre 25-64 anos (M = 44,23 DP = 7,74), dos quais 100 (79,4%) eram mulheres e 26 (20,6%) homens. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas na média de respostas corretas entre o questionário inicial e o final em todas as dimensões estudadas [ou seja, Global (p <0,001); RCP em adultos (p <0,001) e DEA e telefone de emergência (p <0,001)], entre os grupos (G1, G2 e G3), globalmente (p = 0,001) e conhecimento dos parâmetros de RCP (p <0,001) ) Diferenças significativas foram encontradas na profundidade média de RCP em adultos (homens vs mulheres; p = 0,046). Em relação aos tempos de uso do DEA, há diferenças na aplicação de choque efetivo entre os grupos G2 e G3 (p = 0,028), sendo o tempo menor no G2. Após a aplicação de um programa de vídeo-formação ocorre um aumento do conhecimento teórico do corpo docente e este é mantido, pelo menos, até ao fim de 2 meses com ligeira diminuição. Já o aprendizado de habilidades nas mãos apenas de RCP e aplicação do DEA são mantidas da mesma forma ao longo do tempo, no mínimo, até 2 meses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ruben Navarro-Paton, Miguel Cons-Ferreiro, Vicente Romo-Pérez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess