Competências digitais em estudantes universitários e professores da área de educação física e esportes
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86401Palavras-chave:
competência digital, educação física, alunos, professores, esporteResumo
Há apenas algumas décadas, o uso de ferramentas digitais no ensino de educação física e esporte era pouco interessante. No entanto, a acelerada incursão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade atual tornou urgente a aquisição das chamadas competências digitais. Este estudo foi realizado com a participação de quatro programas profissionais da área de educação física e esporte na cidade de Bogotá, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas entre a percepção de alunos e professores sobre o desenvolvimento de suas habilidades digitais. na dependência de variáveis como modalidade de estudo, formação acadêmica, gênero, idade e, no caso dos professores, também experiência profissional e formação acadêmica. A partir dos resultados encontrados por meio dos testes não paramétricos de Kruskal Wallis, com nível de significância de 0,05, determinou-se que tanto os alunos quanto os professores percebem o desenvolvimento de suas habilidades em TIC em nível médio-alto e diferenças em relação ao gênero e era. Por outro lado, concluiu-se que os alunos que fazem parte de programas de formação a distância, e de linha pedagógica, têm uma melhor percepção dessas competências ao mesmo tempo do que os professores com mais experiência e com maior nível de formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ricardo Leonardo Perea Rodríguez, Claudia Marcela Abello Avila

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess