Lazer, trabalho e estudo simultâneo em alunos a distância e virtuais Ocio, trabalho e estudio simultáneo de estudiantes en modalidad a distancia y virtual
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86425Palavras-chave:
Tempo de lazer, educação a distância, trabalho, alunos, assistência socialResumo
Os estudos, análises, reflexões e posicionamentos a respeito da relação lazer-trabalho não são novos e são atuais, embora às vezes não seja tangível e visível à primeira vista, ainda mais quando a população jovem colombiana aproveita a distância e o virtual educação para poder trabalhar e gerar renda e, assim, pagar um estudo; Assim, buscou-se analisar a incidência de trabalhar e estudar simultaneamente nos tempos e espaços de lazer dos alunos na modalidade a distância e virtual da Corporação Universitária Minuto de Dios-Uniminuto de Bogotá-Colômbia. Metodologicamente, o estudo foi executado a partir de um desenho não experimental, transversal e descritivo, foi utilizado um instrumento de coleta de informações do tipo questionário on-line com as categorias: lazer sério, lazer casual, lazer digital e satisfação com o lazer. Uma amostra representativa de 486 alunos foi usada com um desvio padrão de 0,5, um nível de confiança de 98% e um limite de erro de amostra aceitável de 0,05 para um tamanho de população de 12096 alunos. A incidência de alunos trabalhando e estudando simultaneamente nos modos a distância e virtual se reflete em uma recorrência que tende a ser média a baixa no desenvolvimento de atividades de lazer sério, lazer casual e lazer digital; No entanto, a satisfação com o tempo de lazer é elevada, podendo-se inferir que o lazer consegue cumprir uma função restauradora em termos de bem-estar.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Leonardo Andrés Aguirre-Cardona, Isabel Rubio-Florido, Edwin Alberto Puerto-Rodríguez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess