Efeitos no desenvolvimento motor de um programa de estimulação motora baseado em atividades recreativas globalizadas em escolares do sexo masculino da cidade de Valdivia
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86575Palavras-chave:
Desenvolvimento Motor, Atividades Lúdicas, TGMD-2Resumo
Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de estimulação motora de 8 semanas baseado em atividades lúdicas, no nível de desenvolvimento motor grosso de escolares de 3ª e 4ª séries do Instituto Salesiano Valdivia. Método: 15 escolares do sexo masculino, com idade de 9,03 ± 0,63 anos, participaram de um programa de estimulação motora baseado em atividades recreativas, realizando três sessões semanais, por um período de oito semanas. O nível de desenvolvimento motor grosso foi medido antes e após a intervenção, por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2), que determina a idade motora por meio da avaliação das habilidades manipulativas e locomotoras. Resultados: Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre o pré e pós-teste nas habilidades locomotoras (p = 0,0006) manipulativa (p = 0,0006) e o quoiente dos resultados (p = 0,0006), passando de 93% de crianças menores de idade, pobres e muito pobres para 93% das crianças nas categorias de idade e maiores de idade. Conclusão: Conclui-se que o programa de estimulação motora baseado em atividades lúdicas melhora significativamente os níveis de desenvolvimento motor de crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Eduardo Antonio Mera Massri, Juan Carlos Armijos Armijos, Cristian Eduardo Luarte Rocha

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess