Combinação de treinamento de força e aeróbio em idosos: efeitos no desempenho funcional, força, massa gorda e dor
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86701Palavras-chave:
Envelhecimento, Composição corporal, Treinamento concorrente, Comprometimento funcional, Qualidade de vidaResumo
Introdução: A sociedade está envelhecendo e estima-se que esse segmento continue crescendo nos próximos anos. Objetivo: examinar os efeitos de 5 semanas de treinamento no desempenho funcional, força de preensão, circunferência da cintura, massa gorda e percepção geral da dor. Método: 28 sujeitos (idade ≥ 55 anos), sedentários, participaram de um programa de treinamento de força e treinamento aeróbio, de 5 semanas, 5 sessões semanais de 50-60 minutos de duração. Resultados: Existem diferenças estatisticamente significativas entre os valores antes e depois do programa. A magnitude dessas diferenças pode ser considerada grande no teste Timed Up and Go (-27,3%, p = 0,000, d = 3,01), teste de suporte da cadeira de 30 segundos (+ 42%, p = 0,000, d = 1,77) e percepção da dor diurna (-54,7%, p = 0,000, d = 1,27) e noturna (-58,2%, p = 0,000, d = 1,02). Conclusão: Após a aplicação do programa de treinamento concorrente descrito, todas as variáveis analisadas evoluíram favoravelmente. Essas variáveis estão diretamente relacionadas à composição corporal, qualidade de vida, redução da dor, bem como melhora da força para as atividades diárias dos idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nicolás Fernández Martínez, Carlos Pozo-Bohórquez, Vanesa Sánchez-Canales

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess