Nível de atividade física e comportamentos sedentários antes e durante o confinamento devido ao COVID-19 em adultos mexicanos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87278Palavras-chave:
atividade física, comportamento sedentário, tempo livre, confinamento, SARS-CoV-2, MéxicoResumo
A declaração da cepa coronavírus (SARS-CoV-2) como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) obriga o confinamento de milhões de pessoas, além de modificar hábitos e estilos de vida. O México é um país com grande número de doenças associadas à inatividade física e ao sedentarismo, que causam milhares de mortes por ano. Pretende-se comparar o nível de atividade física e o tempo dedicado a comportamentos sedentários antes e durante o confinamento devido ao COVID-19 em uma amostra de adultos mexicanos. A população em estudo é de 1.027 sujeitos (52,9% mulheres e 47,1% homens) com mediana de idade de 22 anos e média de 27,36 anos, a maioria são estudantes, solteiros, com graduação completa e nível socioeconômico médio. Os resultados mostraram que o nível de atividade física tende a diminuir devido ao confinamento nos sete dias da semana e o tempo destinado a comportamentos sedentários como assistir TV / Vídeo / DVD's / Netflix, descansar, realizar atividades cognitivas (passatempos) aumenta. , jogar jogos de computador / vídeo (não ativo), ouvir música e bater papo com a família ou amigos. Isso confirma que o bloqueio COVID-19 tem um impacto negativo no estilo de vida das pessoas durante o tempo livre. Ações inovadoras são necessárias para mitigar as consequências negativas do confinamento domiciliar.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jorge Zamarripa, Sylvia Daniela Marroquín-Zepeda, Oswaldo Ceballos-Gurrola, Gabriel Flores-Allende, Janeth Berenice García-Gallegos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess