Estilo de vida em jovens universitários de Barranquilla, Colômbia. Diferenças de acordo com sexo e nível socioeconômico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87335Palavras-chave:
atividade física, estilo de vida saudável, estado nutricional, fatores de risco, adultos jovens, universidades (DeCs)Resumo
O estilo de vida é concebido como um comportamento diário que se mantém no tempo, que mostra os padrões de comportamento individual de uma pessoa; além disso, e é determinado por fatores sociais, culturais e pessoais. A etapa universitária se constitui, nesse sentido, em uma oportunidade de promover a modificação de hábitos para comportamentos saudáveis. O objetivo do estudo foi determinar o estilo de vida de estudantes universitários e as diferenças de acordo com o sexo e nível socioeconômico. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e transversal com 508 universitários que receberam questionário autoadministrado sobre suas condições sociodemográficas, enquanto seus estilos de vida foram avaliados por meio do questionário Pender II Lifestyle Profile (PEVP-II). Observou-se que apenas 24,02% (n = 122) da amostra controlavam frequentemente os níveis de açúcares e gorduras, 21,85% (n = 111) na dieta; mais de 20% (n = 102) não praticam atividade física; entre 20 (n = 102) e 30% (n = 152) não regulam açúcares ou incluem frutas e vegetais em sua dieta; as médias inferiores a 60% (n = 305) nos fatores associados contemplados no estudo, inferem que os entrevistados não mantêm um estilo de vida saudável. No período da vida universitária, o estilo de vida é influenciado por mudanças de comportamentos associadas à formação pessoal, ao ambiente familiar e ao contexto cultural e social em que cada indivíduo se desenvolve. Os baixos níveis de prática de atividade física e a presença de hábitos considerados de risco na dimensão nutricional, podem estar relacionados com estilos de vida, e favorecer o desenvolvimento de doenças não transmissíveis que levam ao aumento da morbilidade e mortalidade nas fases do curso da vida dos. o ser humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Yisel Pinillos Patiño, Enny Oviedo Argumedo, Roberto Rebolledo Cobos, Yaneth Herazo Beltrán, Patricia Valencia Fontalvo, Mario Guerrero Ospino, Gabriela Cortés Moreno

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess