Conhecimento didático de conteúdos no âmbito do ensino para a compreensão da Educação Física escolar: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87380Palavras-chave:
Conhecimento do conteúdo didático, Educação física, Ensino para a compreensãoResumo
A pesquisa educacional na perspectiva do conhecimento didático de conteúdo tem interpretado e feito contribuições no desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação e na prática. O objetivo deste texto foi fazer uma revisão sistemática com o objetivo de interpretar a literatura existente sobre o conhecimento de conteúdos didáticos no âmbito do ensino para a compreensão em educação física, o que dá conta do estado da arte da matéria. Para isso, foi realizada uma busca sistemática seguindo as diretrizes do PRISMA, os artigos e teses foram incluídos de acordo com os seguintes critérios: (a) estudos publicados nos últimos 11 anos (de 2010 a maio de 2021); (b) redigidos em inglês, português e espanhol; (c) em um contexto escolar; (d) cujo objeto de estudo incluirá como variáveis o conhecimento do conteúdo didático (CDC), o ensino da compreensão e a educação física, bem como a atividade física. Para compor a amostra final, foram selecionados 21 artigos, 2 capítulos de livros e 9 teses. Na busca, evidenciam-se poucos estudos sobre o CDC em educação física, tampouco há relações entre as investigações com o ensino para compreensão escolar, o que torna necessária a realização de estudos associando essas três categorias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Pedro Grenha, José Moura, Eduardo Guimarães, Pedro Fonseca, Filipa Sousa, Manuel Janeira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess