Revisão da obesidade como conceito científico
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87555Palavras-chave:
Obesidade, conceito, ciência, pesquisa, conhecimentoResumo
A linguagem, segundo Noam Chomsky, é uma habilidade inata que pode ser usada para comunicar ciência. Analisar o termo obesidade como conceito científico permitirá que sua correta abordagem epistemológica contribua para pesquisas científicas multidisciplinares que busquem a redução dessa pandemia. A obesidade é um acúmulo excessivo de gordura corporal, além das necessidades fisiológicas e adaptabilidade, que pode levar a efeitos adversos à saúde, como a incapacidade. É considerado um estado em que o tecido adiposo representa mais de 20% do peso corporal total nos homens e 25% nas mulheres. Um IMC de 30 kg / m2 ou mais é classificado como obesidade. Do ponto de vista genético, a obesidade é classificada em três subdivisões de acordo com o distúrbio e o número de genes envolvidos: monogênica, sindrômica e poligênica. Para as ciências sociais, envolve um problema sociocultural enxertado em uma predisposição no nível individual. De uma perspectiva evolutiva, o corpo humano não foi desenvolvido para a exposição constante a um ambiente sedentário e rico em calorias. A compreensão das atuais perspectivas teóricas que conceituam a obesidade, estipulada como patologia em si, como fator de risco para outras doenças não transmissíveis e como etiologia indireta da deficiência, permitirá que pesquisas científicas sejam desenvolvidas com perspectivas mais amplas, por meio de seu desenho com variáveis, categorias e teorias, que permitem a formulação de hipóteses e explicações com abordagem multidisciplinar, de acordo com a etiologia multifatorial da obesidade.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sagrario Lobato Huerta, Juan Víctor Moneda Rovira, Yaneth Martínez Tovilla, José Hugo Eloy Meléndez Aguilar

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess