O que os professores de Educação Física sabem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Um estudo qualitativo-exploratório
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87724Palavras-chave:
sustentabilidade, Educação Física, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, intervenção docente, EspanhaResumo
Em 2015, a ONU propôs 17 objetivos comuns que devem ser alcançados em menos de duas décadas. São conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fazem parte de uma estratégia global denominada Agenda 2030. A educação tem sido proposta como eixo fundamental para o alcance dos ODS, sendo todos os componentes do sistema educacional essenciais para contribuir para um mundo mais sustentável econômica, social e ambientalmente. Especificamente, a Educação Física tem sido descrita como uma disciplina que possui características importantes para contribuir para o alcance dos ODS; Porém, na literatura anterior ainda não há pesquisas que avaliem as intervenções dos professores de Educação Física (DEF) na sustentabilidade. Para investigar esta área, o presente estudo tem como objetivo explorar o conhecimento do DEF sobre os ODS. Para isso, é realizado um estudo qualitativo-exploratório com base na entrevista. Doze DEFs Secundários (seis mulheres) responderam a oito questões agrupadas em três dimensões. A noção do conceito de sustentabilidade, a análise dos comportamentos sustentáveis levados a cabo e as considerações sobre o valor da Educação Física de forma a contribuir para a aquisição dos ODS. Os resultados mostraram que o DEF concebe a sustentabilidade antes de tudo como um problema ambiental, deixando de lado o aspecto econômico e social. Além disso, em sua maioria, confirmam que não realizam nenhum tipo de comportamento sustentável em sala de aula, limitando-se a ensinar os conteúdos da disciplina. Por fim, apontam o ODS 3 "Saúde e bem-estar" como o mais relacionado à Educação Física, seguido, de longe, pelo ODS 5 "Igualdade de gênero" ODS 16 "Paz e justiça social". Esses resultados permitirão estabelecer futuras intervenções e pesquisas voltadas ao aprimoramento da atividade docente no âmbito da Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Salvador Baena-Morales, Gladys Merma Molina, Diego Gavilán-Martín

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess