Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física: uma análise bibliométrica
análisis bibliométrico (bibliometric analysis)
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87761Palavras-chave:
Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, TIC, análise bibliométrica, atividade físicaResumo
Influenciada por mudanças tecnológicas, sociais e culturais, a educação foi forçada a integrar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. O mundo digital está em constante evolução, por isso os professores precisam de formação contínua para adaptar sua metodologia de ensino aos novos recursos tecnológicos da Educação Física (EF). Esta análise bibliométrica visa identificar as linhas de pesquisa mais ativas nesta área do conhecimento até o momento. A pesquisa foi realizada na Web of Science Core Collection. Para tanto, foram analisados 155 artigos e resenhas, de 349 autores de 30 países diferentes, publicados em 90 periódicos. De acordo com a rede de co-palavras, surgiram 6 clusters, analisados tematicamente: (i) desenvolvimento de competências de utilização das TIC em professores e alunos, (ii) vantagens das TIC na área do desporto, (iii) combate ao sedentarismo através ferramentas digitais, (iv) benefícios da aquisição de competências relacionadas com as TIC na Educação Física, (v) professores e alunos que demonstrem uma atitude positiva face à integração das TIC na Educação Física, (vi) urgência no desenvolvimento de um novo ensino sistema regido pela igualdade de oportunidades. As informações obtidas podem contribuir para ampliar o conhecimento de acadêmicos e profissionais sobre o estado atual da área de estudo. Da mesma forma, apresenta lacunas existentes na literatura que precisam ser abordadas e são expostas futuras linhas ou tendências de estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ana Isabel Sospedra Harding, Paloma Escamilla Fajardo, Sergio Aguado Berenguer

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess