Utilidade da virtualidade nas práticas profissionais de fisioterapia no contexto da pandemia COVID-19

Autores

  • Nathali Carvajal Universidad Santiago de Cali
  • Leidy Tatiana Ordoñez Mora
  • Alejandro Segura Ordoñez
  • Jorge Enrique Daza Arana

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87875

Palavras-chave:

Fisioterapia, práticas clínicas, tele-reabilitação, educação a distância, serviços de saúde para estudantes (Fonte: MeSH)

Resumo

Introdução: A formação dos profissionais de saúde enfrenta grandes desafios, uma vez que o distanciamento social passou a ser uma das estratégias para o controle da pandemia COVID-19. O ensino da fisioterapia tem uma componente prática que requer contato com o paciente e por meio da qual o aluno adquire habilidades profissionais. Essa modalidade de aprendizagem presencial teve que ser substituída por novas estratégias pedagógicas, como o cuidado mediado por tecnologias de informação e comunicação (TICs), ensino baseado em casos, simulação clínica e tele-reabilitação, buscando manter a interação paciente-aluno. e cumprimento da formação profissional. Método: Estudo transversal descritivo com 143 alunos de um programa de fisioterapia na cidade de Cali - Colômbia, que avalia sua percepção após a realização de uma prática de formação profissional mediada por TICs. Resultados: 82,5% dos alunos responderam que, se era possível realizar a tele-reabilitação durante as práticas virtuais, considerou-a útil em 36,4%. As plataformas virtuais mais utilizadas foram Google Meet e Zoom com 81,1%. Mais da metade dos 58% dos alunos concordou que as atividades virtuais síncronas e assíncronas levaram a uma aprendizagem significativa. Conclusão: a formação profissional mediada pelas TIC surgiu face à pandemia e reforçou esta estratégia como ferramenta de aprendizagem para o cumprimento dos objetivos e competências da formação profissional, que é percebida como uma estratégia viável que implica uma mudança de paradigma na educação tradicional. processo de treinamento.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Carvajal, N., Ordoñez Mora, L. T., Segura Ordoñez, A., & Daza Arana, J. E. (2022). Utilidade da virtualidade nas práticas profissionais de fisioterapia no contexto da pandemia COVID-19. Retos, 43, 185–191. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87875

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.