A configuração do conteúdo Lutas na Educação Física escolar: análise dos contextos espanhol e brasileiro (The configuration of combat sports contents in school Physical Education: analysis of Spanish and Brazilian c) (La configuración de contenidos de Luc
análise dos contextos espanhol e brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.87882Palavras-chave:
Lutas; Esportes de combate; Educação Física; Escola; Currículo Escolar., (Luchas; Deportes de combate; Educación Física; Colegio; Planes de estudios), (Combat sports; Physical Education; School; School program)Resumo
O objetivo deste estudo é, em uma perspectiva comparada, compreender as diferenças e semelhanças acerca da efetividade do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física da Espanha e do Brasil. Para tanto foram analisadas as principais legislações que regulamentam os currículos escolares de ambos os países; o Real Decreto, na Espanha, e a Base Nacional Comum Curricular, no Brasil. Em complemento a essa análise documental foram elencadas algumas pesquisas correlatas ao tema, cujo propósito consiste na verificação do cumprimento das normativas legais acerca do conteúdo de Lutas nas escolas. Notou-se, a partir das fontes selecionadas para este estudo, que existem, nos dois países, legislações robustas preconizando o ensino de Lutas nas aulas de Educação Física. No entanto, algumas pesquisas apontam para o fato de que esse conteúdo raramente está presente nas aulas de Educação Física, devido a alguns fatores restritivos, tais como: falta de estrutura, incapacidade dos professores, vinculação com violência.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Riqueldi Straub Lise, José Francisco López-Gil, Fernando Renato Cavichiolli

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess