Modelos de responsabilidade social corporativa no setor esportivo. Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87911Palavras-chave:
modelo de gestão, modelo de avaliação, responsabilidade social, mensuração no esporte, sustentabilidadeResumo
As organizações desportivas servem de plataforma para a realização de transformações a nível social, ambiental e económico e para a promoção do bem-estar das pessoas. Dessa forma, são levantadas ações sustentáveis e, na busca do sucesso organizacional, mecanismos regulatórios são implantados e a opinião dos stakeholders é respeitada. O objetivo desta revisão sistemática é identificar e descrever os modelos de responsabilidade social corporativa implantados no setor esportivo. Seguindo a estrutura do protocolo PRISMA, foi realizada uma revisão sistemática em quatro bases de dados (SportDiscus, Scopus, Scielo e Proquest), utilizando as palavras-chave "responsabilidade social corporativa", "modelo", "esporte", "medição" e "esporte organização ”, o período de busca foi de 10 anos (2011-2020) e um total de 15 artigos foram selecionados. Dentre os resultados, constatou-se que os modelos de RSC no setor esportivo são escassos e os existentes baseiam-se em escalas, questionários e roteiros de entrevistas semiestruturadas para conhecer a opinião de torcedores, atletas e dirigentes. Evidências científicas apontam para a necessidade de implementação efetiva de modelos de RSE, pois são um canal de motivação, confiança e legitimidade com atletas, torcedores e grupos de interesse, melhorando a imagem corporativa e o relacionamento com a comunidade. Esta pesquisa apresenta uma linha de estudos para pesquisas futuras e sugestões para que as organizações esportivas gerem benefícios para grupos de interesse e promovam valores.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ingrid Fonseca, Jayson Bernate

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess