Interferência de tarefa dupla em crianças de 8 a 12 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87932Palavras-chave:
Equilíbrio; memória; desenvolvimentoResumo
O objetivo principal deste manuscrito foi analisar o efeito da dupla tarefa e sua dificuldade no desempenho motor e cognitivo por meio de tarefas de controle postural e de memória em crianças do grupo da meia-infância, estabelecendo as diferenças entre o efeito das tarefas nas diferentes faixas etárias. A amostra do estudo foi composta por cento e dezesseis crianças, com idades entre 8 e 12 anos. Os participantes completaram três tarefas individuais e duas tarefas duplas. A tarefa postural única (OE) consistiu em manter o equilíbrio na posição bípede e duas tarefas cognitivas únicas realizadas foram o Backward Digit Span Test com comprimento de sequências de 3 dígitos e o Backward Digit Span Test de 5 dígitos de comprimento de sequências. As tarefas duplas eram a combinação da tarefa postural e das tarefas cognitivas. Em relação à medida do controle postural, os sinais do CoP foram adquiridos com um Wii Balance Board. A análise realizada mostrou que os grupos mais jovens (8-9 anos) tiveram piores pontuações nas variáveis de controle postural em condições de dupla tarefa do que os grupos mais velhos (11-12 anos), principalmente do que o grupo de 12 anos. Em relação ao efeito da dupla tarefa no controle postural, em todos os grupos de 9 a 12 anos, observou-se maior controle postural e estabilidade durante a execução da tarefa dupla 5D do que durante a tarefa 3D. Por fim, não foram encontradas diferenças no número de acertos na tarefa cognitiva ao realizar uma tarefa única ou dupla, em nenhuma faixa etária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Adrià Marco-Ahulló, Raúl Fernández, Gonzalo Monfort-Torres, Pilar Bustillo-Casero, Jose Luis Bermejo, Xavier García-Massó

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess