Influência de pais, amigos e professores na atividade física e capacidade aeróbia de jovens
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87946Palavras-chave:
PA, amigos, horas de tela, IMC, pais, professores, saúde, VO2máxResumo
A inatividade física e a baixa capacidade aeróbia têm consequências importantes para a saúde. O ambiente sócio-pessoal pode influenciar na prática de atividade física (AF) dos jovens. O objetivo do estudo é determinar quais variáveis estão relacionadas à AF e à capacidade aeróbia em jovens, com base na influência de pais, amigos e professores. Participaram do estudo 2.399 pessoas entre 10 e 16 anos, sendo 1.175 meninos (49%) e 1.224 meninas (51%), com média de idade de 12,7 anos. Em colaboração com diferentes centros educacionais, foi aplicado um questionário sobre hábitos de prática esportiva em jovens, que incluía as seguintes variáveis: amigos que praticam esportes, percepção de serem incentivados e ajudados pelos pais e professores para a prática de esportes, índice de massa corporal (IMC ), volume máximo de oxigênio (VO2max) e horas semanais de AF e tela. Para avaliar o VO2máx, o teste do curso-navette foi administrado. Os testes t de Student e a correlação de Pearson foram usados para a análise dos dados. Os resultados indicam que jovens que têm amigos que praticam esportes e que percebem que estão sendo ajudados pelos pais para praticar esportes, fazem mais horas de AF por semana, obtêm valores de VO2máx. e IMC mais saudáveis e passar menos tempo na frente das telas. Esses resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de estratégias de promoção de AF que favoreçam o apoio familiar e a prática esportiva entre amigos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Martí Xavier Bennàsser Torrandell, Josep Vidal Conti

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess