Influência da idade, maternidade e emprego nas barreiras à prática de atividade física e esporte por mulheres adultas na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88076Palavras-chave:
Mulheres adultas, atividade física e esporte, barreirasResumo
Os objetivos do presente estudo foram analisar a influência da idade e do tipo de ocupação relacionada ao emprego e à educação nas barreiras à prática de mulheres adultas na Espanha. A metodologia quantitativa tem se apoiado na utilização da pesquisa por meio da aplicação de um questionário baseado na teoria bioecológica de Bronfenbrenner, com itens individuais, ocupação do lar parental, ocupação-tempo emprego e oferta de atividade física e esporte, para uma amostra representativa de 1.731 mulheres adultas espanholas (entre 30 e 64 anos). Os resultados evidenciaram um efeito multivariado da ocupação sobre a ocupação-emprego e as barreiras de tempo ("Não sou capaz de gerar tempo para mim", "emprego" e "horários incompatíveis"). As mulheres adultas que conciliam a maternidade e o emprego percebem essas três barreiras em maior grau. Além disso, evidenciou-se um efeito multivariado de idade e ocupação, e da interação, nas barreiras maternidade-ocupação domiciliar ("Tenho que cuidar dos meus filhos" e "Tenho que cuidar dos afazeres domésticos"). As mães adultas, empregadas ou não, percebem a maternidade em maior grau como uma barreira. Nas funcionárias que não são mães, o trabalho doméstico como barreira foi mais prevalente nas maiores de cinquenta anos. Essas evidências devem ser consideradas para projetar inovações e adaptar intervenções, no campo da atividade física e do esporte, para esses grupos específicos de mulheres adultas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 María Martín Rodríguez, María Isabel Barriopedro Moro, María Espada Mateos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess