Estudo comparativo de gênero sobre bullying: estratégias e ações
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88111Palavras-chave:
Educação, bullying, estratégias educacionais, gêneroResumo
O bullying continua sendo um dos problemas mais importantes que ocorre no ambiente educacional dos países desenvolvidos. Ainda é um desafio conhecer em detalhes os aspectos mais importantes para sua prevenção e tratamento. Para contribuir com esse objetivo, o presente estudo visa fornecer informações sobre o bullying escolar e seu comportamento diante dessas situações entre os alunos, tanto sobre sua própria percepção sobre as situações de bullying, quanto sobre sua atitude em relação a tais ações em outros colegas. Nesse sentido, foi feita uma comparação para saber se há diferenças nessas ações com base no gênero. Para isso, 592 estudantes espanhóis foram analisados por meio de um instrumento previamente validado pela literatura. De acordo com os resultados obtidos, existem diferenças significativas entre meninos e meninas em algumas das questões analisadas sobre o bullying em sala de aula, o que nos permite aprender mais sobre o fenômeno do bullying. Por fim, foram expostas as implicações práticas e estratégias para sua possível intervenção e tratamento no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alba Bonet Morro, Mario Alguacil Jiménez, Paloma Escamilla-Fajardo, Carlos Pérez-Campos, Sergio Aguado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess