3789 / 5000 Resultados de traducción Marcadores bioquímicos de estresse oxidativo em jogadoras de voleibol universitário. Efeito do consumo de Passiflora edulis
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88333Palavras-chave:
voleibol, biomarcadores, estresse oxidativo, antioxidante, Passiflora edulisResumo
Objetivo: examinar o efeito do consumo de Passiflora edulis (P. edulis) sobre marcadores bioquímicos de estresse oxidativo (BMEOX) em jogadoras de voleibol de um time universitário. Método: população de quatorze jogadores (idade: 19,3 ± 2,2 anos; massa: 57,5 ± 5,0 kg; altura: 1,62 ± 6,2 m), foram divididos aleatoriamente em grupo experimental (GE) e grupo placebo (GP). Durante os sete dias do microciclo, o GE recebeu 2 ml / dia de suco de P edulis e o GP recebeu 2 ml / dia de placebo (água com sabor). Amostras de sangue foram coletadas durante os dias 1, 4, 7 e 14. Creatina quinase (CK), glutamato oxaloacetato transaminase (GOT), glutamato piruvato transaminase (GPT), creatinina (Cr), catalase (CAT), superóxido dismutase (SOD), peroxidação lipídica pelo método de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e taxa de filtração glomerular (TFG). Resultados: as transaminases aumentaram significativamente no dia 4 e diminuíram nos dias 7 e 14 em ambos os grupos. CK e Cr aumentaram, mas não retornaram aos valores basais no dia 14. TBARS e CAT aumentaram em ambos os grupos sem diferenças significativas, enquanto SOD aumentou com diferenças significativas para todos os dias apenas no GP. Conclusão: O microciclo produz alterações na BMEOX, aumentando seu nível com intensidade crescente; O consumo de P. edulis não afetou significativamente as atividades de transaminase, SOD e CAT, mas essas enzimas permanecem mais estáveis em atletas que consumiram P. edulis. É necessário aprofundar o conhecimento sobre os usos de antioxidantes e exercícios intensos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diana María García-Cardona, Patricia Landázuri, Carlos Federico Ayala-Zuluaga, Beatriz Restrepo Cortes

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess