Comportamento do produto da pressão arterial, freqüência cardíaca e freqüência cardíaca durante exercícios aeróbicos contínuos e de intervalo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88363Palavras-chave:
treinamento aeróbio, resposta autonômica, fisiologia cardiovascular, resposta hemodinâmica, exercício físicoResumo
O objetivo do presente estudo foi comparar o comportamento da pressão arterial, frequência cardíaca e produto da pressão arterial durante o exercício aeróbio contínuo e intervalado em mulheres fisicamente ativas. Oito mulheres fisicamente ativas com experiência anterior em ciclismo indoor foram recrutadas para o presente estudo. Os participantes visitaram o laboratório para três sessões, a primeira visita foi usada para familiarização e as duas visitas restantes foram para realizar os protocolos experimentais em uma ordem aleatória: 1) Vinte e um minutos de ciclismo interno contínuo a 70% da frequência cardíaca máxima (CONT ) e 2) Vinte e um minutos de ciclismo indoor com intervalo, alternando um minuto a 90% e dois minutos a 60% da frequência cardíaca máxima (INT). Para avaliar o comportamento hemodinâmico, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e o produto da pressão arterial também foram medidos em 6 minutos (durante-6), 12 minutos (durante-12), 18 minutos (durante-18) e 21- intervalos de minutos (durante-21). Ambos os protocolos (contínuo e de intervalo) mostraram aumentos significativos na pressão arterial, frequência cardíaca e produto de pressão de frequência em três dos quatro momentos (Durante-6, Durante-12 e Durante-21), com o protocolo de intervalo apresentando valores mais elevados em comparação ao protocolo contínuo. Os resultados deste estudo têm implicações práticas para a prescrição e reabilitação cardíaca e podem ser usados em uma população atlética e não atlética, uma vez que um efeito de hipotensão e menor carga de trabalho cardíaca são vantajosos para o condicionamento físico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Victor Gonçalves Corrêa Neto, Juliana Augusto do Rosário, Nathaniel Bodell, Gleisson da Silva Araujo, Luiz Guilherme da Silva Telles, Jeter Pereira de Freitas, Marcelo José C. Miranda Colonna, Felipe da Silva Triani, Rudson Santos da Silva, Estêvão Rios Monteiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess