Características das oficinas extracurriculares de estabelecimentos de ensino em Araucanía, Chile
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88374Palavras-chave:
oficina de esportes, oficina pós-escolar, treinamento, aprendizagem ativa, educação física, tempo livre, educação e recreaçãoResumo
As oficinas pós-escolares favorecem o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando o desenvolvimento de diversas habilidades, capacidades e / ou talentos. Além disso, representam uma oportunidade de contrariar os níveis de sedentarismo que os jovens apresentam no nível escolar. Objetivo: determinar as características das oficinas extracurriculares dos estabelecimentos de ensino de Araucanía (Chile). Metodologia: A amostra incluiu 48 gestores de oficinas de 11 escolas municipais ou privadas subsidiadas da região. Para a avaliação das características das oficinas implementadas nos diferentes estabelecimentos, foi aplicado um questionário que considera três dimensões: características gerais, recursos materiais e experiência dos professores responsáveis por cada oficina. Resultados: As oficinas avaliadas são em sua maioria da categoria de esportes, de orientação formativa e ministradas por professores com mais de três anos de experiência, principalmente professores de Educação Física, homens e com idade entre 31 e 40 anos. Em relação aos materiais e espaços, embora as oficinas contenham uma quantidade suficiente, principalmente de materiais de boa qualidade, mais da metade das oficinas acontecem em espaços como o tribunal, pátio ou corredor. Conclusão: O estudo evidencia a escassez de oficinas recreativas extracurriculares, a falta de espaços adequados para a prática de esportes, bem como a baixa representação feminina tanto ao nível dos professores como dos responsáveis pelas oficinas e dos seus participantes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Noemi Salvador Soler, Andrés Uribe Delgado, Carlos Roberto Arriagada Hernández

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess