Estrutura interna da coordenação motora dos movimentos do pé no ataque de basquete
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.88511Palavras-chave:
coordenação dissociada, coordenação visual-motora, estrutura interna, basqueteResumo
Dentro das modalidades desportivas do grupo, o basquetebol é constituído por capacidades abertas que visam modificar a execução da técnica de acordo com as condições ambientais. A coordenação motora é decisiva para o controle dos gestos técnicos; especificamente para o basquete, os movimentos do pé de ataque requerem alto controle do sistema nervoso central. Qualquer estratégia de ensino de coordenação motora específica para atacar os movimentos do pé requer conhecimento da estrutura interna. O objetivo do presente estudo é caracterizar a estrutura interna da coordenação motora envolvida nos movimentos do pé no ataque do basquete. Sob a abordagem qualitativa e o paradigma fenomenológico; Os métodos teóricos de análise-síntese, indução-dedução foram aplicados conjuntamente à análise de conteúdo e triangulação de teorias relacionadas à coordenação motora, capacidades coordenativas e estudos antecedentes. Como resultados, eles mostraram que o basquete; especificamente nos movimentos dos pés no ataque, todas as capacidades coordenativas são essenciais. Porém, a coordenação viso-motora desempenha papel decisivo na iniciação e no desempenho esportivo, sendo a coordenação dissociada a que mais se manifesta nas ações coordenativas; principalmente aquelas que envolvem movimentos alternados e simultâneos entre as extremidades superiores e inferiores, bem como a coordenação entre pé, mão e olho, observada nos movimentos dos pés em ataque.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Noel Mejia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess