Sarcopenia e atividade física predizem quedas em idosos do Amazonas, Brasil
Sarcopenia and Physical Activity Predict Falls in Older Adults from Amazonas, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88526Palavras-chave:
envelhecimento, sarcopenia; quedas; exercícioResumo
Introdução: A sarcopenia é uma doença muscular esquelética progressiva e generalizada que envolve perda de massa e função muscular e está associada a vários desfechos, incluindo quedas, declínio funcional, fragilidade e mortalidade. Portanto, este estudo teve como objetivos: (1) estimar a prevalência de sarcopenia, quedas e o risco de quedas considerando a idade, sexo e o nível de atividade física (AF), e (2) identificar quais desses preditores melhor explicados a probabilidade de os participantes apresentarem risco de queda. Um total de 701 participantes (433 mulheres) com média de idade de 70,4 ± 6,9. A sarcopenia foi determinada de acordo com as diretrizes mais recentes do European Working Group (EWGSOP2). A prevalência de quedas e o nível de atividade física foram avaliados por meio de questionários. O risco de quedas foi avaliado por meio da escala Fullerton Advance Balance (FAB). Este estudo fornece evidências de que mulheres (OR: 2,5, p <0,001), pessoas mais velhas (OR: 1,1 p <0,001) e pessoas que identificaram sarcopenia (OR: 2,9 p <0,001), e menor nível de atividade física ( OR: 2,9 p <0,001), eram mais propensos a apresentar risco de quedas. As implicações para o envelhecimento vulnerável são discutidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Kessketlen Alves Miranda, Élvio Rubio Gouveia, Bruna Gouveia, Adilson Marques, Pedro Campos, Antonieta Tinôco, Jefferson Jurema, Matthias Kliegel, Andreas Ihle

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess