Efeito do curso de combate avançado no condicionamento das qualidades físicas e características antropométricas de alunos da Escola Militar de Cadetes General José María Córdova de Bogotá D.C.
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.88536Palavras-chave:
Educação física e treinamento, militares, força muscular, antropometriaResumo
O Exército Nacional da Colômbia garante o treinamento de seus alunos do curso avançado de combate, que simula operações militares reais. Este artigo busca verificar o efeito do curso de combate avançado nas qualidades físicas e antropométricas de alunos do Colégio Militar. Para tanto, foi realizado um estudo observacional, descritivo, com componente analítico, cujos sujeitos foram mensurados antes e depois do Curso de Combate. A amostra incluiu 113 participantes, 26 mulheres e 87 homens com idade média de 22 ± 1,3 anos, pertencentes à Escola Militar de Cadetes da Colômbia. As variáveis medidas foram peso, altura, circunferência da cintura e Índice de Massa Corporal, o VO2 máximo indireto com o teste de Leger, a força máxima do quadrante superior com o supino acoplado ao sistema T-Force®, força de preensão e costas com dinamometria e flexibilidade com o teste Sit and Reach. Mudança significativa foi evidenciada: controlada por gênero: circunferência da cintura p <0,001, IMC p = 0,000847, flexibilidade p = 0,0147, dinamometria dorsal p = 5,12e-05 e variável RM p = 9,26e-06; controlando para gênero e lateralidade: força de preensão esquerda p <0,001. Foi possível evidenciar redução do IMC e da circunferência da cintura. Ocorre aumento da força isométrica extensora do tronco com diminuição da flexibilidade lombar e isquiotibiais, gerando rigidez e estabilidade do tronco, permitindo suportar posturas e cargas. Houve melhora na força máxima de membros superiores e força de preensão esquerda, melhorando a capacidade de manter cargas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diego Fabricio Rodríguez Camacho, Jenner Rodrigo Cubides Amézquita, Juan Felipe Correa Mesa, Juan Carlos Correa Morales

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess