Frequência cardíaca e níveis de atividade física durante as férias escolares. Um estudo descritivo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88648Palavras-chave:
atividade física, recreio, AFMV, Educação FísicaResumo
Os objetivos deste estudo foram descrever os níveis de atividade física (AF) em escolares durante os recessos sem intervenção, analisá-los de acordo com o gênero e examinar a contribuição desse tipo de recesso nas recomendações sobre intensidade de AF em crianças. Materiais e métodos. A amostra foi composta por 32 alunos (14 meninos, 10,78 ± 0,69; 18 meninas, 10,4 ± 0,80) de um Centro de Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante 8 intervalos e foram utilizados monitores de freqüência cardíaca Polar Team 2. Resultados e discussão. Os resultados mostram diferenças significativas no nível de AF nos valores de intensidade de moderada a vigorosa (AFMV%) dependendo do sexo dos escolares, com os meninos (63,25 ± 23,15%) atingindo valores superiores aos das meninas (43,74 ± 26,00 %). Em relação às recomendações de AF durante os recessos, um maior percentual de meninos (81,33 ± 6,20%) as alcança em relação às meninas (51,95 ± 6,79%). Essas quebras contribuem com 24,79 ± 7,01% para as recomendações de PA em valores diários de AFMV. Conclusões. Os níveis de AFMV em escolares durante o recreio são médio-baixo. Os meninos participam durante o recreio com uma intensidade significativamente maior do que as meninas. É necessário estudar quais variáveis influenciam no aumento dos níveis de AF nos valores de AFMV em meninas, que são mais sedentárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Marta Hellín-Martínez, José Vicente García-Jiménez, Juan José García-Pellicer, Manuel Alfonso-Asencio

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess